Design + Reaproveitamento = Arte?
Não seria aà então o ponto de origem da discussão entre diferenças dos termos design e arte? Explico: como na imagem a baixo mostra, foram reutilizadas panelas para serem os assentos das banquetas. Uma produção em larga escala não é possÃvel, por ser simplesmente algo que vai gerar muito gasto. Simples.
..bmp)
Então, tal peça pode no máximo ser repetida pouquÃssimas vezes e olhe lá. Nesse caso ela não entraria apenas com o adjetivo “peça de arte”? Levando esse raciocÃnio aos dois lados, é mais fácil um designer criar uma peça de arte do que um artista caminhar no sentido oposto disto.
Se alguém souber de casos similares, mande os links.
Se gostou desse artigo, leia também...
Novas imagens de advertências para maços de cigarro
Aproveitando que é segunda feira a galera podia parar de fumar né? Quem sabe esse post descaradamente chupinhado do .
Brand Tags
Funciona assim.
9 Comentarios »
RSS feed for comments on this post. TrackBack URL




esse lance de reaproveitar coisas pode funcionar quando é reaproveitamento de materiais. uma vez eu li um artigo de uma pessoa que estava reaproveitando garrafas pets cortadas e finas tiras para fazer vassouras. e essas vassouras duravam umas 4 ou 5 vezes mais que as vassouras comuns.
mas não sei, reaproveitar um produto pra gerar outro nesse esquema ai em cima eu acho meio caido… mas é uma opinião pessoal.
abs
Quem nunca viu aquelas barraquinhas montadas sobre veÃculos, ou gambiarra? E aquelas “bonecas” formadas de restos de escapamento, ou ainda no Famoso Bombril em antenas de tv?
O jeitinho Brasileiro aplicado ao Design Resulta na Desconstrução da Função - Podemos não ter sido os primeiros a desconstruir a forma e a estética, mas somos pioneiros em desconstruir a função.
De qualquer modo, chamem como chamarem, cito a frase acima da Ligia Fascioni: “O banquinho ficou bem kitsch…”
Quanto à frase “(…) é mais fácil um designer criar uma peça de arte do que um artista caminhar no sentido oposto disto”, tenho que discordar totalmente… Vide peças de design de Nogushi, ou mesmo Donald Judd, ou então trabalhos gráficos de Max Bill… Todos eles, antes de designers são artistas, e acho muito mais dificil um designer com formação de designer criar uma peça puramente artistica com conteúdo significativo… Me desculpe, mas mesmo o “banco-panela” não chega a ser eficiente enquanto peça artistica, caso queira chama-lo dessa maneira… Volto a dizer, é artesanato Kitsch.
abs
Arte é um assunto subjetivo demais pra afirmar categoricamente.
O Material usado é um reaproveitamento? O Conjunto atingiu a meta de exercer a função que a forma, que ele tem, deixou sub-entendida? Pode ser produzido em larga escala?
Foi um acidente construtivo ou foi intencional?
Se TODAS as repostas forem sim, é um artigo de design. Caso contrário, eu posso dizer que é um objeto artÃstico (mesmo que para você não seja).
“O material usado é reaproveitamento?” = peças de design só são feitas por reaproveitamento? E peças de arte não reaproveitam nada? Poderia dar um milhão de exemplos sobre cada um… E mesmo design sustentável não engloba apenas o conceito de reaproveitamento e reciclagem.
“O Conjunto atingiu a meta de exercer a função que a forma, que ele tem, deixou sub-entendida” = artesanato faz a mesma coisa, e não é design. um é uma coisa, outro é outra coisa.
“Pode ser produzido em larga escala?” = nesse ponto concordamos. isso é indice de design. Assim como sua proposição seguinte.
A não vejo arte como algo subjetivo demais para ser categoricamente afirmado, senão, que seria dos crÃticos e professores de história da arte? As diferenças entre design, artesanato e arte devem estar bastante nÃtidas para o profissional designer…
O que quis dizer é que as vezes um produto acaba sendo feito com reaproveitamento. Esteticamente “bom” mas funcionalmente ineficaz. Ou a escala de produção será ineficaz…