Pós-Graduação em Iluminação e Design de Interiores

Leia offline:
Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

O IPOG  – Instituto de Pós-Graduação abre as inscrições para as turmas de Pós-Graduação em Iluminação e Design de Interiores , nas cidades de :
 
Campo Grande – MS – 2a. turma – abertura confirmada  para 25 de abril de 2008
Porto Alegre – RS – 1a. turma  abertura confirmada para 09 de maio de 2008
Palmas – TO – 2a. turma – abertura confirmada para 16 de maio de 2008
Natal – RN – 2a. turma  – abertura prevista 13 de junho de 2008
Manaus – AM – 2a. turma -abertura prevista 04 de julho de 2008
Curitiba – PR – 1a. turma – abertura prevista 11 de julho de 2008   
Recife – PE – 1a. turma
Rio Branco -AC – 1a. turma
Salvador – BA – 1a. turma
Florianópolis – SC – 4a turma
Brasilia – 4a turma
Cuiabá – MT – 3a. turma
Belo Horizonte – MG -2a. turma 
 
COORDENAÇÃO
Professora  JAMILE TORMANN
Fez Arquitetura e Urbanismo pela USU – RJ, Licenciatura Plena em Artes – Habilitação em Artes Visuais pela FADM-DF, é Pós-Graduada em Iluminação e Designer de Interiores pela UCB-RJ. Coordenadora Pedagógica e Professora de Iluminação Cênica no Curso de Pós-graduação em Iluminação e Design de Interiores pela Faculdade Oswaldo Cruz -SP. Ministra cursos de extensão e Oficinas de Iluminação Cênica. Autora do livro Caderno de Iluminação: arte e ciência. Editora Música e Tecnologia – RJ, 2006. É sócia fundadora da ABrIC – Associação Brasileira de Iluminação Cênica e sócia fundadora da ABIL – Associação Brasileira de Iluminação. É membro da CIEE-BR, comissão 3, (Comission Internationale de L’Éclairage). Escreve artigos como colaboradora para a Revista Luz & Cena – RJ e Tecnoprofile Magazine – Buenos Aires, Argentina.
Começou a trabalhar em junho de 1989 com o iluminador João Acir de Oliveira, em Porto Alegre – RS. Recebeu três prêmios de Melhor Iluminação e outras indicações. Iluminou o Ballet de Cuba de Camaguey, a Cia de Dança do Palácio das Artes – MG, e várias companhias de teatro e diretores como Wolf Maia, Aderbal Freire Filho, Eduardo Martini, Sidney Cruz, Fernando Guerreiro e Lauro Moreira
Curso organizado nos termos da Resolução CNE/CES nº. 1 de 08 de junho de 2007.do Conselho Nacional de Educação, tendo por:
OBJETIVOS

GERAL
Formar Especialistas em Iluminação e Design de Interiores capazes de elaborar projetos de iluminação (de interiores, exteriores e cênica) e design de luminárias, de residências e de ambientes comerciais a partir do conhecimento teórico e prático adquirido no Curso.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
· Qualificar o profissional para a consultoria em iluminação e design de interiores;

· Qualificar o aluno para a pesquisa;

· Formar profissionais que atendam aos desafios propostos, inserindo a iluminação e o design como ferramenta qualitativa, com uma visão integrada de projeto e consultoria a empresas;

· Capacitar profissionais para a investigação, compreensão e desenvolvimento do projeto de iluminação e design, considerando seus aspectos estéticos, funcionais, técnicos, ambientais e de gestão.

PÚBLICO ALVO
Profissionais e alunos com curso superior especialmente nas áreas de Arquitetura, Engenharia e Design de interiores, bem como iluminadores, fotógrafos, cenógrafos, e outros profissionais com curso superior.

COMPETÊNCIAS DOS EGRESSOS
· Capacidade de adaptação a um aprendizado ágil e contínuo;

· Flexibilidade na aprendizagem;

· Domínio das novas tecnologias, incorporadas ao mundo do trabalho e ao conhecimento humano;

· Acesso a novos sistemas produtivos, qualidade total e novas formas de gestão.
NÚMERO DE VAGAS:
Deseja-se entre 30 e, no máximo, 50 alunos por turma.

 
CRITÉRIO DE SELEÇÃO
Inscrição para a Seleção:

A inscrição poderá ser feita mediante o preenchimento de formulário próprio, acompanhado de:

· Cópia autenticada do diploma de curso superior

· Cópia autenticada da carteira de identidade

· Cópia autenticada do CPF

· Curriculum vitae

· Um retrato 3 x 4 (recente)

· Comprovante do pagamento da taxa de inscrição, a ser efetuado no ato da matrícula.

· Assinatura do Contrato Educacional
DISCIPLINAS

HISTÓRIA DA ILUMINAÇÃO
FÍSICA, BIOFÍSICA E PSICOFÍSICA DA LUZ
PERCEPÇÃO VISUAL
GRANDEZAS E CALCULOS LUMINOTÉCNICOS
FONTES DE LUZ ARTIFICIAL
SISTEMAS DE ILUMINAÇAO COM FIBRA ÓTICA
CONFORTO AMBIENTAL
PAISAGISMO INTERIOR E EXTERIOR
DESIGN DE INTERIORES I e II
DESIGN DE LUMINARIAS
PROJETO DE ILUMINAÇÃO AUXILIADO POR COMPUTADOR
ILUMINAÇÃO CÊNICA
ILUMINAÇÃO DE INTERIORES – COMERCIAL
ILUMINAÇÃO DE INTERIORES – RESIDENCIAL
ILUMINAÇÃO DE EXTERIORES
A LUZ SOB CONTROLE
GERENCIAMENTO DE OBRAS E GESTÃO DE PROJETOS
METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO
CONCEPÇAO E CRITICA DA ILUMINAÇÃO
 

CARGA HORÁRIA
Carga Horária Total: 400 horas

PERÍODO E PERIODICIDADE
·Encontros/disciplinas: 01 encontro mensal de 20 horas
·Turnos:
Sexta-feira – 18h às 23h
Sábado – 8h às 13h e 14 às 19h
Domingo – 8h às 13h
 
 
CERTIFICAÇÃO
Será aprovado em cada disciplina o discente que cumprir as seguintes exigências:
Freqüência mínima de 75% da carga horária total de cada disciplina;
Aproveitamento de no mínimo, 70% isto é, nota final igual ou superior a 7,0 em todas as disciplinas e apresentação de Trabalho de Conclusão de Curso – TCC.
 
 
CORPO DOCENTE:
 
Prof. Farlley Jorge Derze
Farlley Jorge Derze é Mestre em Educação pela UNB. Especialista em História das Artes Visuais, Sócio da Associação Brasileira de História Oral e Coordenador do Núcleo de História da Associação Brasileira de Iluminação – ABIL, com sede em Brasília-DF.

Prof. Gláucia Yoshida
Socióloga – UFG, Msc. em Educação – UFG, Especialista em Administração de cooperativas – UCG, Especialista em Formação Sócio-econômica do Brasil – ASOEC, Especialista em Docência Universitária: Formação e Vivência – UNIVERSO, Especialista em Psicanálise e Inteligência Multifocal – Faculdade Michelângelo, Diretora de Extensão da UNIVERSO e profª de Pós-graduação

Prof. Leonardo Rodrigues de Moraes
Sociólogo (bacharelado e licenciatura) pela UF- Mestre em História pela UnB, , especialista em História Nacional de Goiás pela UFG. Especialista em Docência Universitária pela UNIVERSO. Professor de cursos de Graduação e pós Graduação da Universo e do SENAI-GO.Coordenador de Pós Graduação Lato Senso do curso de Docência Universitária da UNIVERSO-GOIANIA

Prof. Nelson Ruscher
Eng. Eletricista pela Universidade de Brasília – Mestre em Eficiência Energética e Eletrônica de Potencia – UNB.Sócio Fundador da ABIL – Associação Brasileira de Iluminação.

Prof. Isac Roizenblatt
Engenheiro elétrico formado pela Escola de Engenharia Mauá, São Paulo – Brasil – CREA 23171 (1968). Mestre em Energia pela Universidade de São Paulo (2003). Programa Interunidades do Instituto de Eletrotécnica e Energia, Escola Politécnica, Faculdade de Economia, Administração e Ciências Contábeis e Instituto de Física da Universidade de São Paulo. Consultor da Pró Light and Energy Consultants.

Prof. Thais Borges Sanches Lima
Arquiteta e Mestre em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal da Bahia  Doutoranda em Arquitetura e Urbanismo pela
UNB.  Membro do Comitê Técnico CIE-Brasil Divisão 3.

Prof. Ricardo Gaspar
Pesquisador no IPT – Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo. Engenheiro Civil pela Universidade de Mogi das Cruzes, Mestre e Doutor em Engenharia Civil pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo.

Prof. José Valdez F. de Souza
Engenheiro Eletricista pela Universidade de Brasília – Especialista em Tecnologia e Projetos de Iluminação – Lighting designer. Sócio Fundador da ABIL – Associaçao Brasileira de Iluminação.

Prof. Jamile Tormann
Lighting – Designer, graduada em Arquitetura e Urbanismo pela USU-RJ. Licenciatura Plena em Artes – Habilitação em Artes Visuais pela FADM-DF. É Pós-Graduada em Iluminação e Design de Interiores pela UCB-RJ. Recebeu três prêmios de Melhor Iluminação Cênica. Ministra cursos de extensão e Oficinas de Iluminação Cênica.Sócia Fundadora da ABIL – Associação Brasileira de Iluminação. Autora do Livro Caderno de Iluminação: Arte e ciência. Editora Musica e tecnologia – Rj, 2006.

Prof. Guillermo Ramirez
Mestre em Luz e Visão pela Universidade Nacional de Tucuman/ Buenos Aires com especialização em ergometria visual e fotometria, é colunista da Revista Lumière e autor de vários livros e artigos sobre o tema. É professor da Pós-Graduação de Design Interior em Iluminação e Biofísica na UTFPR-CEFET.

Prof. Glaucus Cianciardi
Mestre em Arquitetura e Urbanismo pelo Instituto Presbiteriano Mackenzie; Pós-graduado em História da Arte pela Fundação Armando Álvares Penteado; graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Farias Brito. Atualmente ministra aulas nos cursos de Design de Interiores, Design Gráfico e Design de Produtos no Centro Universitário Belas Artes, Professor da Universidade Cidade de São Paulo no curso Superior Tecnológico de Design de Interiores. Professor de programas de aperfeiçoamento da Câmara de Arquitetos, IAB -Instituto dos Arquitetos do Brasil São Paulo, Ycom Formação Continuada e AEA – Academia de Engenharia e Arquitetura; atuando em todo o território nacional.  Desenvolve projetos nas áreas residencial e comercial.

Prof. Marcos Simão
Arquiteto pela Universidade de Goiás. Especialista em Tecnologia e Projeto de Iluminação na Universidade Estácio de Sá.

Profº Luiz Emiliano C. Avendaño
Arquiteto e Mestre em Design. Coordenador do Curso de Design de Luminárias das Faculdades Oswaldo Cruz-SP.

Prof. Guinter Parschalk
Arquiteto com pós-graduação em desenho industrial na Hochshule fur Kunstlerische und industrielle Gestaltung Linz Austria, Trabalhou como designer na MMS Werbeagentur,(Lins – Austria), Siemens AG e Schlagheck & Schultes Design, (Munique – Alemanha), Atuou como pesquisador de artes gráficas e desenho industrial no IDART, divisão de pesquisa do CCSP e posteriormente supervisionou a Área de Recursos Áudio Visuais do CCSP (Centro Cultura de São Paulo).

Wilson Salloutti
Formado nas Faculdades Integradas Alcântara Machado, é sócio-fundador e atual diretor de Marketing da FASA Fibra Ótica, empresa pioneira na iluminação em fibra ótica para fins arquiteturais, decorativos e de comunicação visual no país. Sua luminária ‘Floating’ recebeu o Prêmio Via Design 2005.

Alexandre de Moraes Ferreira
Mestre em Paisagismo pela Universidade Federal Rural da Amazônia. Graduado em Arquitetura e Eng. Civil. Pós Graduado em Engenharia Ambiental Urbana pela UNAMA e Pós Graduado em Plantas Ornamentais e Paisagismo pela Universidade Federal de Lavras – MG.

Claudia Torres
Mestre em Iluminação Arquitetônica PELA FAU/USP, Doutoranda pela UFPB, é sócia do escritório VIA ARQUITETURA Iluminação e design Ltda. É membro da ASBAI – Associação Brasileira de Arquitetos de Iluminação.

Claudia Amorim
Arquiteta , Mestre pela FAU/UNB e Doutora  –università degli Studi di Roma “La Sapienza” (2001).
Atualmente é pesquisadora e professora da UnB, pesquisadora e consultora adHoc do Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico (CNPq) e Coordenadora da àrea  de ilumação Natural da Divisão 3 CIE-Brasil (Comitê Internacionalde iluminação).

Silvia Bigoni
Graduada em Arquitetura com especialização em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas. Desde 2001 é Consultora, desenvolvendo projetos luminotécnicos, treinamentos, cursos e consultoria em empresas do segmento de iluminação. Ministra o curso de Pós-Graduação de Design de Interiores na FAESA/ES e presta consultoria para o Prêmio ABILUX de Projetos de Iluminação.Atuou  na OSRAM do Brasil por 11 anos e ministrou o curso de Projetos de Iluminação na FUPAM/FAU-USP.Desenvolve ao longo dos anos projetos de iluminação residencial e comercial tais como Livraria Cultura; Artefacto; Esfera; Confort Hotéis; entre outros.

Plinio Godoy
Eng. Instituto Mauá de Tecnologia IMT. Especialista em embelezamento urbano – Lyon -França. Membro da divisão 3 – Comissão Internacional de iluminação – CIE – BR. Fundador da ASBAI – Associação Brasileira de Arquitetos de Iluminação. Diretor de luz urbana Engenharia.

Peter Gasper
Arquiteto e Cenógrafo. L.D. responsável pela maioria das luzes dos monumentos de Brasília. Trabalhou em emissoras de televisão até chegar à Rede Globo, onde fez o cenário das novelas nas décadas de 60 e 70, e a iluminação a partir de 74. Iluminou o show de Frank Sinatra no Maracanã, a missa do papa no Aterro do Flamengo e o Rock’n’Rio, além do BIG BROTHER BRASIL.
INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES:
www.ipoggo.com.br
e-mail:cursos@ipoggo.com.br

 

 

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.
Leia offline:
Distribua

97 comentários