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A Tendência “Vitral” do Design Gráfico Hoje

Pois é… a Claro não foi a única empresa a se ligar (sem trocadilhos, por favor) na tendência de design gráfico lançada há alguns anos atrás por quem? Advinhem… Apple, é claro. Como sempre, pra design, eles estão na vanguarda. E desta vez, até no design gráfico.

A Tendência Vitral do design gráfico ou “Glass Effect” para aqueles que gostam de expressões em inglês, surgiu há algumas versões atrás do sistema operacional dos Macintosh, onde a interface foi banhada com uma tendência totalmente diferente e moderna na época. A sugestão de relevo na interface dos S. O. já tinha sido imitada também pela Microsoft com o lançamento do Windows XP, colocando botões com uma maior “sugestão” de relevo e cores mais suaves. Como sempre, a Apple saiu na frente mais uma vez e a Microsoft correu atrás (basta ver o Windows Vista).

O “efeito de vidro” ou glass effect é um recurso gráfico que sugere uma semi-transparência e volume ao mesmo tempo, dando a impressão de que o material (esferas, cubos, botões, letras, etc) está recebendo luz, refletindo-a em parte e ainda tem volume tridimensional.

Este tendência tornou-se febre em todo o mercado e, logo logo diversas peças de design gráfico começaram a “reproduzir” o que antes fôra feito apenas para ser reproduzido em uma tela (que possui muito mais brilho e, portanto, maior apelo para o efeito de vidro pretendido).

De qualquer maneira, o glass effect colou e várias empresas grandes decidiram adotá-lo. Primeiro porquê tanto pode ser usado em peças impressas quanto na internet, em chamadas de TV e ainda em displays reais. Ou seja: o gráfico pode ser fielmente reproduzido no mundo real e vice-versa. Quer coisa melhor?

Segundo porquê o ar de modernidade está muito ligado a essas tendências pseudo-futuristas de translucido, metálico, formas lisas, minimalismo, etc.

Podemos observar também o freqüente uso de um efeito que transmita a sensação de que estamos lidando com “painéis” boleados e sempre de materiais brilhantes ou mesmo foscos, mas que sugerem volume. Exemplo disso é a interface do Windows Media Player 11. E mais uma série de outros programas. Se formos pesquisar as interfaces dos plugins então… dá pano pra manga…

Portanto, alguma coisa de bom deve ter nessa tendência. Pra falar a verdade, eu mesmo gosto bastante. Não sou modista – quem me conhece sabe – mas os caras da Apple mataram a pau dessa vez.

Talvez, a próxima “tendência” seja um fire effect ou quem sabe um water effect… o negócio é esperar pra ver. E quer uma dica? Fique à espreita do que sairá da cachola dos caras da Apple… em 90% dos casos, é algo bem bacana.

Publicado por Antonio Ribeiro

Antônio Ribeiro é designer gráfico e ilustrador com formação pela UERJ – Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Já participou de inúmeros projetos e trabalhos de grande projeção no Estado do Rio e até mesmo no território nacional, como campanhas para o HSBC e outras instituições. Foi editor de arte de uma revista mensal, por 3 anos, chegando a assumir sua gerência durante um período para ajuste do workflow da equipe. De janeiro de 2005 a janeiro de 2007 foi Gerente de Marketing da Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Teresópolis (RJ), onde tinha como função a criação de peças publicitárias do Governo Municipal para as mais diversas campanhas. Tinha a incumbência ainda de aprovar diversos materiais criados pelo restante da equipe das Secretarias de Comunicação e Cultura. Além disto, foi consultor para agendas de eventos culturais da Secretaria de Cultura. Antônio Ribeiro também é o criador e organizador do ANIMASERRA – Festival Nacional de Cinema de Animação e Quadrinhos da Região Serrana do Rio de Janeiro. Já indo para a sexta edição em 2011, o ANIMASERRA em apenas cinco anos já alcançou renome nacional, sendo considerado o segundo evento gratuito mais importante do Brasil no gênero. O ANIMASERRA recebe como palestrantes nomes desde Ziraldo e Miguel Paiva, passando por Marcelo Campos e Renato Guedes até mesmo Cesar Dacol Jr (supervisor de efeitos especiais do filme 300) e Levi Trindade, editor da DC Comics no Brasil. www.animaserra.com.br . Antônio também já palestrou em diversas universidades do Estado, sobre a importância do design gráfico e da animação no mercado atual. Lançou ainda também em 2007 o livro “Brasil: Referência no Cinema de Animação e HQ”, pela Editora Zem, distribuídos em diversas livrarias do Brasil e tido como uma das publicações mais abrangentes e dinâmicas sobre o assunto até então. Atua ainda como professor concursado de História da Arte pela Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro e da Prefeitura Municipal de Teresópolis - RJ. Também dá palestras sobre o mercado do design gráfico no Brasil e no mundo, assim como suas influências no dia-a-dia das pessoas. Também fala sobre filmes, efeitos especiais e cinema de animação. É videogamer aficcionado e tem um canal no YouTube chamad PlayTime Games News, além de também escrever para a revista eletrônica Arkade e para a europeia World Gaming Executives Magazine. Adora jogar seu XBox 360 e/ou seu PSP enquanto testa jogos ou somente como diversão mesmo.

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