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Ações promocionais no Marketing Digital

Uma das atividades mais populares no marketing é a ação promocional, ou como muitos chamam, a Promo. O principal motivo é que a promoção de vendas está diretamente ligada ao desejo de toda empresa de incrementar seu faturamento. As ações promocionais falam diretamente com o lado mais sensível da empresa : O bolso.

Mas quando olhamos para a Internet vemos ações promocionais tímidas, normalmente servindo de apoio para outras campanhas, para promoções do ponto de vendas, ou informando sobre desconto promocionais. Na verdade é possível obter muito mais do que isso. Você pode criar ações promocionais exclusivas para a Internet, que aproveitem as redes sociais dos próprios consumidores, e que criem um efeito rápido de divulgação. O resultado pode ser muito rápido e a relação custo-benefício bastante atraente.Mas para criar uma ação promocional na Internet você primeiro deve se perguntar: O que o consumidor quer?
É obvio que todos querem promoções e descontos, mas temos que lembrar os três principais desejos do consumidor on-line, antes de definir nossa ação promocional. O consumidor on-line busca Informação, Entretenimento e Relacionamento. São estes três desejos que devem ser trabalhados em uma ação promocional para que ela seja eficiente.

Assim sua ação promocional deve explorar estes três desejos do consumidor com um enfoque integrado:

Informação: A ação deve informar sobre a oportunidade única disponível somente pela Internet. A oferta pode estar associada diretamente ao produto, ou relacionada a alguma outra ação atraente para o público-alvo.
Entretenimento: A ação deve fazer com que o consumidor participe e se envolva em algum tipo de evento. Os sorteios parecem atraentes, mas são muito estáticos para a Internet. Uma competição, uma gincana, ou um jogo geram resultados mais interessantes.
Relacionamento: A ação deve envolver a rede de relacionamento do consumidor. Deve explorar de forma consciente a rede social a qual o consumidor pertence. O consumidor deve se sentir importante, na medida que a promoção valoriza não só ele, mas também seus amigos.
Para exemplificar o funcionamento das ações de promoção na Internet vamos falar de alguns produtos que desenvolvemos para serem utilizados com plataformas promocionais:

Twitter promo: Metodologia e ferramenta que permite lançar ações promocionais no Twitter, utilizando a capacidade viral da rede. Com ela, transformamos a oferta da promoção em uma competição onde o consumidor divulga a própria promoção, e ganham aqueles que trouxerem mais visitas ao site da promoção. Assim o consumidor se envolve em uma promoção, informando seus amigos de uma oportunidade imperdível, e ao mesmo tempo se beneficia dela, sendo premiado pela divulgação.
Pollgate( www.pollgate.com.br ): Uma rede social baseada em enquetes multimídia sobre diversos assunto. Com ele uma empresa pode promover um produto ou serviço a partir de enquetes, a serem respondidas pelos internautas. Além disso, é possível criar uma competição premiando aqueles que criarem uma pergunta relacionada ao produto e tiverem mais respostas.
Meusparabens( www.meusparabens.com.br) : Uma ferramenta web, que permite ao consumidor cadastrar os aniversários dos amigos e ser lembrado deles. Com ele uma empresa pode promover seu produto ou serviço oferecendo premiação aos aniversariantes cadastrados, ou motivando o consumidor a cadastrar os aniversários dos amigos, e posteriormente enviando oferta promocionais aos aniversariantes.
Meetango( www.meetango.com ) : Uma rede social onde o usuário informa ?O que deseja fazer? – como assistir a um filme, ir a um show de rock, a uma exposição de arte – e encontra na rede alguém interessado em fazer a mesma coisa. Trata-se de um novo conceito de ?future activity streaming?. Com ele é possível a promoção de eventos, onde os consumidores conseguem acompanhantes ou turmas para ir a Shows, ou a promoção de experiências com o produto, onde os consumidores montam seu próprio grupo de degustação ou experimentação.
Flirt Prints( www.flirtprints.com ) : Rede social de paquera, com a qual as pessoas anonimamente fazer contato no mundo off-line, depois se comunicam no mundo on-line para se conhecerem melhor. Com ele a empresa pode promover seu produto ou serviço nos cartões ?flirtprints?, que o usuário imprime e distribui para suas paqueras. Depois de se conhecem on-line a mesma empresa pode oferecer o ponto de encontro, novamente expondo seu produto ou serviço.
Estilook( www.estilook.com ) : Rede Social para amantes e profissionais da Moda e Estilo, onde o consumidor mostra seu próprio estilo. Nele a empresa pode criar uma promoção onde os consumidores publicam fotos de como usar o produto, e os melhores ?Looks?, que são votados pelos próprios consumidores. Além da promoção e da premiação, a rede ainda possibilita se entender as formas mais populares de uso dos produtos.
Go Zub ( www.gozub.com ): Rede Social que permite implantar em uma promoção o ?estilo Twitter?. Com ele a empresa pode se utilizar da infra-estrutura do Gozub, com seu próprio logo, e promover uma campanha promocional para seus clientes, integrada ou não ao Twitter.
Todas estas ferramentas já estão disponíveis para implantação em campanha promocionais, e são adaptadas a cada cliente.
Fonte: www.claudiotorres.com.br

Publicado por Beto Lima

Diretor de Arte e Designer Gráfico com 27 anos de mercado aqui no Brasil e na Europa. Foi professor convidado a ministrar aulas de Introdução ao Design (workshop) para gerentes de marketing, em 1988 na ESPM/Rio. É membro do THE ART DIRECTORS CLUB OF NEW YORK / USA desde outubro de 1994. Sócio-diretor do STUDIO BETO LIMA Design & Comunicação: http://fotologue.jp/BetoLima . Graduado em Publicidade pela SUAM/RJ(1979), em Belas Artes pela UFRJ(1983) e Comunicação Visual pela UNIVERCIDADE/ RJ(1988). Cursou o mestrado em Design na ESDI/ UERJ em 2008. Professor do curso de Gestão de Marcas/Branding na: FACHA (desde 2008): http://facha.edu.br/extensao/ e na EADFACHA (desde 2009): http://ead.facha.edu.br/ Em 2010, seu nome foi incluído no Top Marketing Professors on Twitter: www.smmmagazine.com/exclusives/top-marketing-professors-on-twitter/ onde seu número é o #46

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