Notice: A função add_theme_support( 'title-tag' ) foi chamada incorretamente. O suporte para o tema title-tag deve ser registrado antes do gancho wp_loaded. Leia como Depurar o WordPress para mais informações. (Esta mensagem foi adicionada na versão 4.1.0.) in /home/design/public_html/wp-includes/functions.php on line 6031

lighroom
Essa é para os fotógrafos brasileiros e designers que trabalham com o programa de edição de imagens da Adobe. Acaba de ser colocado para download na página da empresa o Lightroom 2.3 Release Candidates.

Não aconteceu uma renovação completa das edições anteriores, apenas vem para resolver alguns bugs encontrados no Lightroom 2.2 e reconhecer os arquivos RAW da nova Nikon D3x e da Olympus E-30. Porém, o mais bacana dessa versão, pelo menos para os brasileiros, é a adição de novas linguagens para o programa e, entre elas, o português para o Brasil. Outras linguagens adicionadas ao pacote são chinês (simplificado e tradicional), holandês, italiano, coreano, espanhol e sueco. O arquivo disponível na página da Adobe tem tamanho de 122mb e pode ser baixado nesse link. Na instalação é só escolher o português como linguagem. O programa funciona por 30 dias sem a licença de compra. Ao iniciar o aplicativo, existe uma pequena introdução sobre os módulos do Lightroom para os novatos que nunca usaram o programa. Está instalado aqui em casa e tudo está rodando redondinho.

Junto com o Lightroom 2,3, a Adobe também disponibilizou o Camera Raw 5.3 Release Candidate com suporte para a Nikon D3x e Olympus E-30. Para quem não conhece, o Camera Raw é um plug-in para Photoshop que viabiliza a conversão e tratamento de arquivos em formato RAW. O programa é gratuito e também está disponível na página da Adobe.

Lembrando que quem tem a versão 2.2 pode fazer o upgrade gratuitamente. Já fucei em algumas funções no MAC e há algumas termos estranhos,  por exemplo, o módulo DEVELOP foi traduzido como REVELAÇÃO, fazendo referência ao processo químico. Apesar de se chamar Revelação o atalho ao módulo continua sendo a tecla D (de Develop), como na versão em inglês.

Publicado por Jonas Rafael Rossatto

Jonas Rafael Rossatto é designer digital e cobre tecnologia desde 2005.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *