Ontem foi o Dia Mundial do Design Gráfico (World Graphics Day) e o noticiamos aqui, horas depois já era replicado por diversas redes sociais e até mesmo promoções em blogs. Entretando notei que diversas pessoas se confundiram com o uso da palavra, e o começaram a prestigiar os designers gráficos, sinonimo de egocentrismo? Talvez.

Segundo o Wikipedia (em inglês):

O Dia Mundial do Design Gráfico é comemorado em 27 de abril, aniversário da fundação Icograda, A Instituição Mundial de Design Gráfico, este é um dia para celebrar a profissão de design gráfico. O dia é comemorado desde 1995.

Essa ocasião é feita para que os designers reflitam e se unam para que as pessoas ao seu redor possam compreender a sua profissão, assim como ajudar as pessoas que sejam vítimas de desiqualdades…

Mais citações… (search.twitter.com)

Designer é a pessoa que cujo trabalho utiliza o processo de design. Trabalhar como designer geralmente implica ser criativo em uma determinada área de especialização.

Design é uma atividade criativa cujo propósito é estabelecer um conjunto multi-facetado de qualidades nos objectos, processos, serviços e sistemas na totalidade do seu ciclo de vida. Deste modo, o design é o factor central da inovação e da humanização das tecnologias e um fator crucial do intercâmbio económico e cultural.

Agora reflita, como você pode reclamar de pessoas, mídias e empresas que não reconhecem o seu trabalho, se você não se dá o direito de o reconhecer. Não o pesquisa a ponto de citar algo com clareza. Sem olhar algo e pensar instantaneamente:

– Hoje é Dia Mundial do Designer Gráfico!
– Hmm, Parabéns para mim e para meus coleguinhas.

Em seguida selecionar as opções de multi-alternativa abaixo:

a) Vou criar um artigo bonito para eles lerem no meu blog!
b) Vou twittar para eles.
c) Vou colocar uma mensagem no meu msn e no meu orkut, afinal é meu dia.

Eu pensei seriamente se deveria citar abaixo algumas pessoas que eu vi que confundiram a data e depois de pensar e repensar a resposta foi: SIM!!! vou postar para vocês, relfetirem e para ter o mote para o debate.

RevistaDesign.com.br

“Parabéns para todos os designers do mundo inteiro!”

– Afinal é dia do designer né?

No Twitter….

@Aramati_ Merece presente\o\ @vitorelorum: Parabens pra nóis \o/ RT: @mooritz: 27/04 – Dia Mundial do Design Gráfico > http://bit.ly/aoEx78 #WGD2010

@Dadysign Ação Dia do Designer Gráfico https://www.design.com.br/dia-mundial-do-design-grafico/

@Qrolfashion PARABÉNS DESIGNERS GRÁFICOS! MANOS DE GUERRA! RT @espaco: Você sabia que hoje é dia Mundial do Design Gráfico? http://bit.ly/d5Vbyy #wgd2010

@CMinasDesign: Hoje é o dia Mundial do Design Gráfico. Parabéns aos designers!!! #wgd2010

@lorenewsky Parabéns a nós designers gráficos!!! Hj é o dia internacional! Nem sabia a um segundo atrás! #wgd2010

@de2ign: Hoje é o Dia Mundial do Design. Parabéns, designers! #wgd2010

@lamparinadesign A Lamparina deseja um excelente dia os designers gráficos do mundo! Parabéns, designers! #wgd2010

@ProttaDesign Parabéns a todos os designers gráficos pelo seu dia, o World Graphics Day 2010. #wgd2010 http://bit.ly/wgd2010

@liuladeia Dia Mundial do Design Gráfico. Parabéns aos designers, pessoas como (alguns) padres que tb fizeram voto de pobreza! #wgd2010

@boradaumrole Parabéns Designers Gráficos #wgd2010

@agenciaao5 Hoje é o dia da turma que transforma: briefing, idéias, rabiscos em ARTE. Parabéns DESIGNERS … agora com hashtag #wgd2010

Aqui ainda vou citar algumas das várias pessoas que ReTuitaram (replicaram) a mensagem no Twitter de forma errada. Só para que você tenha a noção da proporção que uma mensagem errada pode tomar.

@sketchmade @WebStudioCom @leviponto @gabyoko @paulohwolf @Thomas_Nunes @rodrigowindt @GerhardSchelee @grilodesigner @o_meirelles @diegosarzi @taisviana @FelipeMoreno_ @CabiriaCiulla @betofelisbino @dedoenjuss @thi_amarante @juabba @wao2ster @feemorais_ @Natyal @alexandertorres @vilabardin @hgarantes @moarocha @geraldoprotta @GusCorrea @Marcia_silveira @vagarreios @AlessaSantos @Rilton @anne_chan @seyoki2 @EsamcSoro @muriloshimizu @dexteram @SaBarth @MayaAloy @Leal_Leticia @junin_prx @Laisldalino @sudoeste @cesar_reboucas @renatagsant

Mas felizmente nem tudo está perdido, algumas pessoas no momento que viram as mensagens replicadas na rede social, imediatamente começaram salientar que o “Dia do Designer é 5 de Novembro, hj é Dia Mundial do Design“. A quem o fez, vale a citação:

@ladodesign @thatianymartins @tireme @leticiapagel @spacodesign @eduardomano @danielmartinso @AislanJames

Abaixo alguns links de artigos, e buscas de pessoas que replicaram e criaram os artigos que ao meu ver é uma forma correta.

– Artigo do Nelson Balaban no IdeaFixa.
– Divulgação do Armando Fontes no dG.
– Lista do Bit.ly que mostra quem replicou a tuitada do @espaco de diversas formas. (Nem todas estão corretas)

Muitos devem estar perplexos e até mesmo achar que isso é um post sensacionalista. Mas francamente não achei que simplesmente criar mais um artigo, onde diz: DESIGN é Profissão e Designer é o Profissional iria resolver da mesma forma do que mostrar por A+B o Erro que está aí para você ver que nos há blogs sobre design, centros de design, profissionais, formados e estudantes falando erroneamente.

Então a proxima vez que você ver uma frase começando com: Dia do. Para, pensa e veja se realmente se encaixa a você.

Deixe sua indignação no comentário abaixo 😉