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A algumas semanas atrás falamos sobre o lançamento do novo logo da Eletrobras, porém sem conceito, até porque este só seria apresentado a no dia 22. Resolvi listar todo o material que encontrei a cerca da marca.

História da Marca

Arquitetura de Marcas


A nova marca da Eletrobras
O símbolo transmite brasilidade e fluidez, além de representar a evolução constante da Eletrobras, um movimento contínuo. O azul representa a água, que se renova e vira energia. Os dois tons de verde passam a ideia de diversidade – tanto a natural, quanto a matriz energética brasileira.

Discurso da Marca
Cada vez mais perto de você, a Eletrobras é essencial para a sua vida, pois é ela quem mais contribui para garantir a segurança do abastecimento de energia que todos nós precisamos em nossas casas e trabalho.

É por isso que a Eletrobras é reconhecida como uma multiplicadora, pois está sempre aberta a parcerias com os outros players do setor e tem força de um grupo unido, presente em todas as regiões do pais, com diferentes culturas, mas um mesmo objetivo.

As conquistas da Eletrobras ao longo dos anos mostram que ela está em evolução constante, sempre se renovando e investindo em novas tecnologias, para complementar com fontes renováveis e limpas a matriz energética no Brasil e no mundo.

Energia que renova é investir em crescimento sustentável, ajudando o país no seu desenvolvimento econômico e social, com o menor impacto ambiental possível. É o compromisso da Eletrobras com o mundo e com as próximas gerações.

Na sala da imprensa onde consta o manual da marca tem um pequeno texto de introdução para mostrar o que eles estavam buscando com este. Vide abaixo.

A nova marca da Eletrobras consolida o processo de transformação iniciado nos últimos anos. Somamos força e energia para novos tempos, para ser uma empresa global comprometida com o futuro do planeta.

Com a importância que a Eletrobras tem conquistado no Brasil e no mundo, é essencial que a nossa marca seja utilizada seguindo o manual de identidade visual. Uma marca sempre bem aplicada reforça a presença corporativa de uma empresa. Dá credibilidade e transmite seriedade ao patrocinado e seu evento, projeto ou programa.

Por trás da marca há mais do que um logotipo. Há um DNA. Um conjunto de informações e benefícios. É uma história contada com uma só palavra. E aí está a importância dela precisar ser tão clara e evidente.

Por isso, observe sempre as cores, formatos, tamanhos e demais características da nossa marca. E, sempre que possível, consulte a Eletrobras ou sua agência de comunicação. Um trabalho bem-feito resulta em um melhor destaque para a nossa marca e gera ótimas parcerias para você.
A marca e o manual de identidade visual da Eletrobras são destinados aos parceiros e colaboradores da companhia que possuam permissão legal ou contratual para utilizá-los. O uso comercial da marca, logotipo ou símbolo da Eletrobras, sem autorização expressa e por escrito da empresa, constitui ato ilícito.

O manual de identidade pode ser visto online abaixo ou baixado no site da empresa. (2.941KB)


Lembrando também que foi criado um hotsite para falar mais sobre a história da marca.

O redesenho do logotipo teve pesquisa interna e externa junto e foi desenvolvida pela consultoria Ana Couto Branding e Design.

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Na minha opnião a defesa da marca foi MUITO fraca, falaram pouco sobre o desenvolvimento e conceito sobre ele e muito sobre o que a empresa faz no brasil e seus objetivos. Outro ponto é a aplicação sobre as cores institucionais, onde não há uma solução e sim apenas um “aviso” que não pode ser aplicada. Resultado? Ficou muito a desejar.

Também tem um outro ponto
Que é muito interessante que vale ser ressaltado, foi um dos comentários do artigo passado, o link enviado pela Thatiana, que tem o logo abaixo que também poderia ser uma refêrencia. Infelizmente não achei mais informações sobre a Rizon se alguem tiver, comenta!

E você o que achou, valeu o R$ 1 milhão?

Correção

A tipografia em uso para a apresentação é apelidada de Foco e foi criada pela Dalton Maag e é usada únicamente no slogan, textos curtos e em títulos. Já a fonte utilizada em corpo de textos é a TheSans, to Lucas de Groot.  E ao contrário do que eu havia citado. Nenhuma das fontes é exclusiva da Eletrobras.

Essa informação foi cedida pelo Fabio Haag, valeu fábio 😉

Publicado por Jonas Rafael Rossatto

Jonas Rafael Rossatto é designer digital e cobre tecnologia desde 2005.

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