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Especialização em Design de Interação

Usabilidoido manda avisar.

O Instituto Faber-Ludens, em parceria com as Faculdades Internacionais San Martin (FISAM) e a Universidade do Contestado, está lançando um novo curso de Especialização na área de Design de Interação. O objetivo é formar profissionais com capacidade para expandir e desenvolver a inserção da área no Brasil.

Aqui tem uma palestra (slides e audio) sobre o curso.

Modalidade do curso

Pós-graduação Lato-Sensu (Especialização)
Local: Curitiba
Duração: 1 ano e meio (360 horas)
Aulas: sábado (manhã e tarde)
Início das aulas: 26 de abril
Número de vagas: 40
Valor: 17 x de R$ 490 (ou em menos parcelas) – à vista R$ 7.497
Taxa de inscrição: R$ 80

Inscrições

Não é necessário ter concluído Curso Superior para fazer curso de Especialização. Caso o Curso Superior termine até o final da Especialização, o aluno recebe o diploma de Lato Sensu (Pós-graduação), do contrário, apenas o diploma de Especialista.
Documentos necessários (fotocópias simples):
  • Histórico Escolar do Ensino Superior e Diploma de Graduação, caso deseje diploma Lato Sensu
  • Certidão de nascimento e/ou casamento
  • 2 cópias do RG
  • 2 cópias do CPF
  • 1 foto 3×4 recente
  • Curriculum Vitae
  • Portifólio impresso em formato livre (trabalhos relevantes)
Local de entrega:
FISAM – Faculdades San Martin –
Telefones (41) 3079-6181 ou 3079-6182
R. Paraná, 150 – Cabral – Curitiba

Mapa no Google

Público-alvo

Profissionais que atuem na área de Tecnologia da Informação, Comunicação e Design e estejam interessados nas possibilidades que a tecnologia oferece para melhorar o cotidiano do trabalho, da arte e da vida.

Objetivos

Capacitar profissionais para a pesquisa e desenvolvimento de projetos interativos apartir da visão humanística do Design.

Objetivos específicos

  • Capacitar para a criação, planejamento, prototipação e avaliação de artefatos interativos
  • Desenvolver a expressividade no uso de linguagens interativas
  • Desenvolver projetos que explorem as possibilidades da interatividade para melhorar a qualidade de vida
  • Situar a prática do design em processos mais amplos, de caráter social, econômico e político

Conteúdo Programático

Módulo I – Tecnologia e Sociedade

Fundamentos do Design deInteração

Correntes teóricas, princípios, elementos, metodologias, ferramentas, processos.

  • Designing Interactions. Bill Moggridge, MIT Press, 2007
  • Designing for Interaction: Creating Smart Applications and Clever Devices. Dan Saffer, New Riders, 2006
  • Thoughtful Interaction Design. Lowgren e Stolterman, MIT Press, 2004

Cultura e Novas Mídias

Web 2.0, mídia interativa, sociedade da interação.

  • Planeta Web 2.0. Inteligencia colectiva o medios fast food, Romaní e Kuklinski, 2007
  • Wikinomics. Tapscott e Williams, Nova Fronteira, 2006
  • A Cauda Longa. Chris Anderson, Campus, 2006
  • A nova desordem digital. David Weinberger, Campus, 2007

Sociologia da Técnica

Tecnologia e sociedade, política dos artefatos, apropriação tecnológica, acessibilidade.

  • Acting with Technology: Interaction Design and Activity Theory. Kaptelinin e Nardi, MIT Press, 2006
  • What Things Do. Peter Paul Verbeek, PennState Press, 2005

Metodologia da Pesquisa em Design

Paradigmas científicos, metodologia de projetos, métodos e técnicas de pesquisa.

  • The Elements of User Experience. Jesse James Garret, New Riders, 2002
  • Subject To Change: Creating Great Products & Services for an Uncertain World, Peter Merholz, 2008

Módulo II – Recepção de Artefatos

Design, Arte e Tecnologia

Experimentação artística, tecnologias interativas, arte contemporânea, netart.

  • Hertzian Tales. Dunne, MIT Press, 2006
  • Digital Culture. Charlie Gere, Reaktion Books, 2004

Mobilidade e ComputaçãoPervasiva

Redes tecnosociais, sociologia urbana, computação ubíqua, tecnologia e cotidiano.

  • Digital Ground: Architecture, Pervasive Computing, and Environmental Knowing. MIT Press, Malcolm McCullough, 2005
  • Shaping Things. Bruce Sterling, MIT Press, 2005
  • Everyware: The Dawning Age of Ubiquitous Computing. Adam Greenfield, New Riders, 2006

Antropologia Visual

Etnografia, registro audiovisual,fotografia, observação participante.

  • Thoughtless Acts? Observations on Intuitive Design. Jane Fulton Suri, 2005
  • Design Documentaries: Using documentary film to inspire design. PHD Thesis, Bas Raijmakers, 2007
  • Visual Anthropology: Photography as a Research Method. Collier

Ergonomia e Usabilidade

Ergonomia cognitiva, heurísticas e diretrizes, técnicas de avaliação de interfaces.

  • O Design do Dia-a-Dia. Donald Norman, Rocco, 2007
  • Não me Faça Pensar. Steve Krug, Alta Books, 2006
  • Usability Engineering. Jakob Nielsen, 1993
  • Handbook of Usability Testing. Jeffrey Rubin, 1994

Módulo III – Produção de Artefatos

Design de Interface

Padrões de interação, percepção, técnicas de design da informação, iconografia.

  • Designing Interfaces. Jenifer Tidwell, O´Reilly, 2006
  • About Face 3: The Essentials of Interaction Design. Alan Cooper, Willey, 2007
  • Envisioning Information. Edward Tufte, Graphic Press, 1990

Linguagem e Hipermídia

Semiótica, hipertexto, figuras de linguagem, leitura/escrita, comunicabilidade.

  • Cultura da Interface. Steven Johnson, Jorge Zahar, 2001
  • Navegar no ciberespaço: O perfil cognitivo do leitor imersivo. Lucia Santaella, Paulus, 2004
  • Hacer Clic: Hacia una Sociosemiotica de Las Interfaces Digitales. Carlos Scolari, Gedisa, 2005
  • Thoughts on Interaction Design. John Kolko, Brown Bear LLC, 2007

Técnicas de Prototipação I

Prototipação de baixa fidelidade, técnicas de criatividade, modelagem.

  • Sketching User Experiences. Bill Buxton, Morgan Kaufmann, 2007
  • Paper Prototyping: The Fast and Easy Way to Design and Refine User Interfaces, Morgan Kaufmann, 2003

Técnicas de Prototipação II

Prototipação de hardware, introdução à eletrônica, análise de circuitos, computação física.

  • Making Things Talk: Practical Methods for Connecting Physical Objects. Tom Igoe, Make Books, 2007
  • Physical Computing: Sensing and Controlling the Physical World with Computers, Igoe e Sullivan, Course Technology PTR, 2004

Projeto de Interação

Planejamento, criação e desenvolvimento de artefatos interativos.

  • Design de Interação. Preece, Sharp e Rogers, Bookman, 2005
  • About Face 3: The Essentials of Interaction Design. Alan Cooper, Willey, 2007

Corpo Docente

Érico Fernandes Fileno, Msc. – Bacharel em Design pela Universidade Federal do Paraná, especialista em Gestão de Projetos pela FAE Business School e mestre em Educação, Cultura e Tecnologia também pela Universidade Federal do Paraná. Atualmente como professor desenvolve pesquisas em design de interação, interface web e cultura digital. Tem experiência de 12 anos em desenvolvimento de projetos e sistemas para web.

Frederick van Amstel – Bacharel em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela UFPR e mestrando em Tecnologia na UTFPR. Seu blog Usabilidoido é referência nacional na discussão sobre Design de Interação. Além de dar palestras sobre o assunto em várias cidades do Brasil, Frederick foi professor da UNISUL, UEM e OPET.
Gonçalo Ferraz – Bacharel em Desenho Industrial / Programação Visual pela UNOPAR e especialista em Marketing pela PUC-PR, é aluno especial no Mestrado em Design da UFPR. Gonçalo lecionou na UNOESC, UNOPAR e OPET.

Leandro Henrique – Bacharel em Gestão da Informação pela UFPR e aluno do MBA em Administração de Empresas pela FGV e do Mestrado em Ciência, Gestão e Tecnologia da Informação da UFPR. Além de professor do OPET, Leandro é sócio da Midion, empresa de novas mídias especializada no planejamento, criação e desenvolvimento de soluções interativas.

Renato Costa – Bacharel em Projeto de Produto/Programação Visual pela ESDI da UERJ e especialista em Ergodesign e Avaliação de Interfaces pela PUC-Rio, atua como webdesigner na Copel (Companhia Paranaense de Energia).

Rodrigo Scama – Bacharel em História pela UFPR, especialista em Comunicação Social, Assessoria de Comunicação e Novas Tecnologias pelo IBPEX e mestrando em Tecnologia pela UTFPR. Lecionou nas faculdades Opet e ESSEI.

Projeto em PDF.

Mais Informações neste link.

PS:. Acho q nem tem mais informações, copiei tudo de lá na cara dura.

Publicado por Fernando Galdino

Acredito que o Design pode ser muito mais do que escolher tamanho de fonte do corel e cor de acabamento. Acho q essa atividade é totalmente dispensável da vida humana, porém pode melhorar qualquer tipo de produto, serviço ou outra atividade quando aplicada ao processo (sério). Eu acredito no direito de falar o que eu penso, com as informações que eu tenho. Acredito no direito de estar errado e de assumir que não sei de muita coisa, mas tô disposto a compartilhar esse pouco com quem quiser visitar este periódico vez por outra. "No fundo no fundo... bem lá no fundo... se torna raso" Benedito Galdino

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