Depois de ser realizado com muito sucesso em diversos países, o Google está trazendo a primeira edição do concurso Doodle4Google no Brasil. “Crianças e adolescentes de 6 a 15 anos de todo o país poderão usar suas habilidades artísticas para fazer uma releitura do logo do Google, inspirados no tema ‘O Brasil do Futuro’. O desenho vencedor ficará na página principal do Google Brasil por um dia inteiro. Para cada desenho recebido, a empresa se compromete a plantar uma muda de árvore, que poderá ser vista usando o Google Earth” explicou a empresa.

“Ao trazer o Doodle4Google para o Brasil, pensamos em fazer mais do que apenas um concurso lúdico para as crianças”, afirma Alexandre Hohagen, diretor geral do Google para a América Latina. “O tema escolhido pretende levar os jovens a pensar no futuro que querem para seu país. Além disso, com nosso compromisso de plantar uma árvore para cada inscrição, os alunos já estarão contribuindo ao participar. Assim, uma grande ideia pode virar um grande ideal.”

De acordo com a empresa, o concurso será dividido em três categorias por idade (6-9, 10-12 e 13-15 anos), e uma comissão organizadora vai selecionar 12 Doodles de cada uma delas, totalizando 36 personalizações do logo. Estas serão publicadas em uma galeria online do hotsite Doodles4Google, e os melhores serão eleitos por voto popular. O desenho mais votado ficará na home page principal do Google Brasil por um dia, além de ganhar diversos prêmios, como uma bolsa de estudos de R$ 30 mil e um laptop.

“Para divulgar o concurso, duplas de monitores vão percorrer 50 escolas públicas e privadas de São Paulo. Além de distribuir fichas de inscrição, também realizarão palestras sobre ecologia e a importância ambiental para os alunos. A ONG ambiental TNC (The Natural Conservancy) e o IBF (Instituto Brasileiro de Florestas) serão parceiros do Google na divulgação e também no plantio das árvores. As mudas doadas pelo concurso ajudarão a restaurar aproximadamente 50 hectares de Mata Atlântica nos estados de São Paulo e Paraná. ‘Além do trabalho em restauração, a parceria fará a capacitação de técnicas de restauração com 20 proprietários rurais visando difundir as técnicas e conceitos para aplicá-los em suas propriedades. Após todo o processo de restauração, a TNC fará o acompanhamento das mudas por quatro anos e a manutenção do trabalho de três em três meses por dois anos’, explica Aurélio Padovezi, coordenador de Restauração Florestal da TNC” disse a empresa em um comunicado ao Google Discovery.

Para saber mais informações sobre o concurso, acesse o hotsite www.google.com.br/d4g.

Com informações: Google Discovery.