Notice: A função add_theme_support( 'title-tag' ) foi chamada incorretamente. O suporte para o tema title-tag deve ser registrado antes do gancho wp_loaded. Leia como Depurar o WordPress para mais informações. (Esta mensagem foi adicionada na versão 4.1.0.) in /home/design/public_html/wp-includes/functions.php on line 6031

Fórum Brasileiro de Design

atenção: notícia exclusiva publicada em primeira mão pelo blog políticas de design

Até a chamada principal copiei com fidelidade da fonte, também um blog, que eclodiu das discussões do Brazil Design Week ocorrido um tempo atrás.

Vamos conversar um pouco sobre o assunto.

o fórum brasileiro de design nasce da conclamação das associações reunidas durante a brazil design week, no sentido de se promover o alinhamento da atuação e de reivindicações, criando massa crítica e representatividade para se dialogar com o governo no planejamento e execução de políticas públicas de design e na realização coordenada de ações de promoção do design brasileiro. neste sentido, o fórum será um organismo supra-institucional, de representatividade conjunta de todas as associações e centros de promoção quando isto se fizer necessário. o fórum não pretende ser, em nenhuma hipótese, mais uma entidade para se somar às outras existentes, mas sim um espaço no qual todas as entidades se identifiquem e lutem em conjunto pelos ideais comuns da comunidade de designers brasileiros.

O texto vem da pré-citada fonte e o negrito é pra ajudar a ver que pelo jeito finalmente instituições que pareciam correr lado-a-lado como bigas num coliseu de degladiando para ver quem era o detentor do direito de traçar os rumos do design nacional decidem se juntar e criar uma força acima delas, fruto de união e não de ditadura.

Sinto um forte clima de “agora vai”.

O que achei crucial é um certo “foda-se” pra picuinhas que durante anos atrapalhavam o desenvolvimento do setor, como discutir a regulamentação, se é boa ou ruim, se publicitário é designer, etc. simplesmente se juntaram de forma representativa e vão as vias de fato, o poder político que é quem apita nessa hora, sem choro nem vela, como já observou várias vezes nosso amigo (um pouco ausente nos últimos tempos) Luís Pizzani.

Mais um mérito: Nomes aos bois. No blog você encontra a lista dos presentes na reunião que estrutura o fórum e as instituições que representam, é mais seriedade nesse universo, que sinceramente desde meu primeiro contato no início da faculdade, sempre pareceu mais a panelinha de amigos que queria mais era uma puxada de sardinha pro seu lado, tentando tirá-la de alguém q é muito mais útil como amigo do que como inimigo. Me parece mais inteligente se juntar do que segmentar.

Bom. Como desde de quando começamos a conversar por este canal (coisa de um ano, um pouco mais) o tema da regulamentação/reconhecimento da profissão sempre esteve em voga e criou polemicas – até pq pelo próprio endereço, estilo de escrita, etc. nosso espaço sempre esteve mis heterogênio no que diz respeito ao público, aqui pinta de micreiro a doutor, passando por todos os níveis de estudantes e muita gente q tangencia ou nem entende bem o que a área abrange – daí chamo pra conversa, o que acham?

uma de suas primeiras atividades será a de apoiar o trabalho que já vem sendo feito pela comissão constituida anteriomente, dentro desse mesmo espírito, para cuidar da tramitação do projeto de regulamentação profissional. este projeto, com o apoio do fórum, ganha muito mais peso e representatividade.

Como eu disse, vão parar de discutir se pode ou não e partir pro fronte regulamentar a coisa.

Parabéns a todos envolvidos na empreitada e estamos aí para o apoio que precisarem.

Publicado por Fernando Galdino

Acredito que o Design pode ser muito mais do que escolher tamanho de fonte do corel e cor de acabamento. Acho q essa atividade é totalmente dispensável da vida humana, porém pode melhorar qualquer tipo de produto, serviço ou outra atividade quando aplicada ao processo (sério). Eu acredito no direito de falar o que eu penso, com as informações que eu tenho. Acredito no direito de estar errado e de assumir que não sei de muita coisa, mas tô disposto a compartilhar esse pouco com quem quiser visitar este periódico vez por outra. "No fundo no fundo... bem lá no fundo... se torna raso" Benedito Galdino

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *