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“Identidade visual” da Azul – O Retorno: é pior do que parece

Parecia impossível, mas a “tentativa de identidade visual” da Azul Linhas Aéreas tem uma história pior do que se podia imaginar. O “designer-diretor-de-arte-redator-especialista-em-branding-e-tambem-em-marketing” Gianfranco Beting, nas palavras dele, puxou “um trabalho que tinha feito já há mais de três anos, quando trabalhava na agência DM9DDB”. Ou seja, pegou a “tentativa de identidade visual” feita pra uma companhia aérea que ia se chamar “Samba”, deu uma requentada e re-apresentou pra Azul! Confiram a tentativa de identidade original aqui (preste atenção no mapa colorido, ele já existia há três anos!)

Pra quem está curioso pra saber todos os bastidores dessa história, pode ler a própria versão do Beting no site dele. Clique nesse link e, quando abrir a página, escolha o item no menu à direita, chamado “Azul: bastidores do branding da empresa”.

O resultado final é o fraco projeto de identidade que irá se manifestar nos novos aviões da Azul Linhas Aéreas. Meio samba, meio azul, solução pela metade. Talvez nem metade.

Publicado por Ricardo Martins

Ricardo Martins é professor de tipografia, metodologia visual, projeto de embalagens e design avançado de identidade visual da Universidade Federal do Paraná. Além de professor na UFPR, atua como designer gráfico freelancer desde 1993. É diretor institucional da ProDesignPR (www.prodesignpr.com.br), membro do Type Directors Club de Nova Iorque (EUA), da Sociedade Brasileira de Design da Informação (SBDI) e do Communication Research Institute, em Melbourne (Australia).

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