Notice: A função add_theme_support( 'title-tag' ) foi chamada incorretamente. O suporte para o tema title-tag deve ser registrado antes do gancho wp_loaded. Leia como Depurar o WordPress para mais informações. (Esta mensagem foi adicionada na versão 4.1.0.) in /home/design/public_html/wp-includes/functions.php on line 6031

Invenções: RVD até 450Gb armazenados em um pedaço de papel

Estudante indiano desenvolve sistema de armazenamento em papel

Um estudante indiano da região de Kerala diz ter inventado um sistema de armazenamento ecologicamente correto baseado em papel, que é capaz de compactar de 90 a 450 GB de informação em um único disco.

Sainul Abideen, de 24 anos, disse que o segredo de sua invenção, que ele chamou de “Rainbow Versatile Disc” ou RVD, é usar formas geométricas como círculos, quadrados e triângulos ao invés de zeros e uns, como na compactação tradicional.

Em uma demonstração no laboratório de sua faculdade, Abideen apresentou um pedaço comum de papel de aproximadamente 26 cm² que continha 432 páginas armazenadas, lidas por um scanner. Um correspondente da Arab News presente ao evento disse que viu um vídeo de 45 segundos lido de um pedaço de papel comum.

Para Abideen, as vantagens de seu RVD são evidentes. Ele é barato —custa um décimo do preço de um CD e ofereceria capacidade de armazenamento 131 vezes maior—, e é ecologicamente correto, já que não usa materiais poluentes como os policarbonatos.

O estudante agora trabalha em um leitor RVD que seja compacto o suficiente para ser usado em laptops, além do desenvolvimento de um cartão SIM no padrão RVD que permitiria o usuário a salvar até 5 GB em seu celular.

Abideen é ambicioso, e diz que sua idéia principal é chegar a um banco de dados com quase 123,60 Petabytes de capacidade. No papel, literalmente.

Fonte: Bruno Dulcetti

Publicado por Armando Fontes

Carioca, morando no oeste catarinense, ex-baixista, ex-míope e ex-cabeludo, que crê que atividade de design ganhará cada vez mais respeito na sociedade, quando a classe como um todo, perceber que o que fazemos está mais próximo da Economia do que da Arte. Que nosso atividade gera lixo, riquezas, transformações sociais e culturais. Gestor de marcas e identidade corporativa pela PUC-MG, Designer de produtos pela UFRJ. Editor do twitter (@design_se) que uniu forças com o Espaço.com/design em 2010. Estudioso de cervejas e homebrewer da Cerveja Vilã Autor da frase: "Minha mãe fez designer."

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *