Notice: A função add_theme_support( 'title-tag' ) foi chamada incorretamente. O suporte para o tema title-tag deve ser registrado antes do gancho wp_loaded. Leia como Depurar o WordPress para mais informações. (Esta mensagem foi adicionada na versão 4.1.0.) in /home/design/public_html/wp-includes/functions.php on line 6031

O Bom designer

001bd.jpg

Fico imaginando sempre o que definiria um bom designer. Foi mais fácil definir o bom cliente, já que quem realmente manda, é quem tem o dinheiro, certo?

E então como seria o bom cliente? Seria muito pedir que ele soubesse as funções de um designer ( e isso não é e nunca será obrigação dele ), mas ele tem que ser curioso. Tem que tentar descobrir o que realmente precisa ( um logotipo, uma fachada, um site, que tipo de site, e coisas do tipo ), quem cria e quem produz.

Escutar os porquês dos valores. Se tiver alguma dúvida, não deixar passar para não ter surpresas depois. Explicar com calma e ter certeza do que quer.

Em relação ao designer, o cliente deveria exigir um portifólio (incluindo aí qualquer profissional – formado ou não), para que ele veja os trabalhos já realizados e caso haja mais necessidade, contados para uma possível conversa com os clientes antigos.

Deveriam exigir um selo de qualidade ou coisa do tipo.

Os erros dos designers, algumas vezes só são percebidos depois de algum tempo. E aí, recuperar o prejuízo, pode não ser possível. è preciso se precaver antes disso. Segurança devia ser a meta. Os clientes devem ter segurança do que vão ter. E isso só ocorrerá com um designer bom, ético e que sempre esteja se atualizando. Que fal, explique e tenha paciência no desenvolvimento do trabalho.

Tá, haverão centenas de clientes chatos. Mais haverão clientes piores: os que não querem saber o que será feito, não aceitará o valor mas de alguma maneira absurda acha que tem que ter o serviço.  Mas desde quando a vida é fácil?

002bd.jpg

Publicado por Edson Luiz de Ramos

Edson Luiz de Ramos. Ed. Designer formado na PUC-PR. Blogueiro. A favor da Regulamentação da Profissão de Designer. Atualmente no setor industrial, mas já fez de tudo um pouco.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *