Notice: A função add_theme_support( 'title-tag' ) foi chamada incorretamente. O suporte para o tema title-tag deve ser registrado antes do gancho wp_loaded. Leia como Depurar o WordPress para mais informações. (Esta mensagem foi adicionada na versão 4.1.0.) in /home/design/public_html/wp-includes/functions.php on line 6031

Os sites mais acessados do Brasil

O site americano Alexa divulgou, recentemente, o ranking dos sites mais acessados no Brasil obtendo os seguintes dados:

Brasil (veja o ranking completo aqui):

  1. Orkut;
  2. Google Brasil;
  3. Windows Live;

De posse dessas informações, é possível traçar um interessante mapa das características da internet brasileira, bem como delinear um cenário baseado em números de audiência afim de possuir parâmetros numéricos para dar o devido suporte aos caminhos e escolhas envolvidas com determinado projeto.

Analisando o Ranking brasileiro

No primeiríssimo lugar dos sites mais acessados no Brasil, temos o orkut. Conhecido fenômeno nacional de audiência, este site, como todo mundo sabe, é o motivo de muitos brasileiros teram entrado na web, muitas vezes, até, motivando a compra de computadores e a contratação de banda larga. Não tenho nenhum dado oficial que comprove esta teoria e afirmação, porém presenciei e fiquei sabendo de muitos casos assim.

O orkut possui elementos que são, por definição, extremamente atraentes aos brasileiros, devido aos aspectos culturais de nosso país: somos sociáveis por natureza, comunicativos e expansivos por definição e seres altamente ligados à aspectos importantes da vida em sociedade como amizades, networking e outros. Assim, um site como o orkut, parece ter sido feito sob medida para a audiência web brasileira, oferecendo e aperfeiçoando, cada vez mais, os recursos necessários para uma rede de contatos, amigos e comunidades.
Pode-se afirmar que estas características são da web mundial, porém, no ranking global, o orkut ocupa o 10º lugar.

No segundo lugar, temos o previsível google (que muitos juram ser o primeiro em audiência no país). Este site é a porta de entrada de muito usuários na web, que configuram seus browsers para que este site seja sua página inicial (isso é padrão no firefox, devido, dentre outros motivos, ao apoio financeiro da gogle para a fundação mozilla). Muitas vezes, os usuários digitam o nome do site diretamente na caixa de texto de buscas do google, tamanho é o hábito na utilização do mesmo. Assim, há uma grande utilização do mecanismo, por usuários iniciantes, intermediários e avançados da web, justificando a segunda colocação.
Analisando as necessidades diretas, sobretudo de acesso rápido às informações, concluimos que o google é essencial ao internauta brasileiro, como todos sabem. Principalmente, devido aos aspectos claros e objetivos do mesmo.

Em terceiro, o site windows live, da Microsoft. Sem dúvidas, o maior apelo deste site é, justamente, o serviço msn, tão onipresente na web quanto o orkut. Por meio de alguns recursos, quando o usuário tem qualquer dúvida ou necessita fazer alguma busca, por exemplo, acaba sendo redirecionado para este site, inevitavelmente.
Mais uma vez, os aspectos descritos no parágrafo anterior, sobre a natureza sociável do povo brasileiro explica o sucesso de audiência de um serviço tão utilizado quanto este. A Microosoft, ao menos no Brasil, desbancou o ICQ (que muitos nem conhecem) do ranking dos serviços de mensagens instantâneas, sendo um de seus principais trunfos na nossa web.

Nas demais posições, temos, respectivamente, o UOL, YouTube, Globo.com e Yahoo.
É interessante notar que os grandes portais, repletos de conteúdos genéricos baseados em notícias, serviços, vídeos e conteúdos exclusivos para usuários (em alguns casos), não figurem nas três primeiras posições. É possível que as redes sociais e os serviços colaborativos da web estejam, sim, em maior evidência, minimizando a importância de sites outrora campeões de audiência; não que suas colocações não sejam consideráveis, muito pelo contrário.
Quanto ao YouTube, seu grande poder em “criar” vídeos viralmente famosos, em criar os tais “15 minutos de fama”; torna este serviço colaborativo de vídeos em um grande fenômeno da web brasileira, sendo utilizado até mesmo pela mídia tradicional (canais de TV Aberta).
Na mesma esteira da paixão brasileira por máquinas digitais e fotos, o YouTube trouxe uma “democrarização” da distribuição de vídeos, dando espaço e voz a todos os que têm alguma idéia na cabeça (que nem precisa ser tão boa assim…) e algum dispositivo de gravação de vídeo em mãos.

Conclusões sobre o ranking brasileiro
O ranking nacional comprova o sucesso de sites de redes sociais, deixando alguns medalhões fora das primeiras colocações, anunciando uma tendência claramente forte. Cada vez mais, na ansia do sucesso na rede, os sites devem se aproximar do tal “modelo colaborativo” da chamada “web 2.0”, possibilitando amplas possibilidades de interação com os usuários.

Publicado por Fabiano Pereira

• Designer • Web Designer / Developer • Professor Web [Microcamp-SBC] • Músico [guitar/vocals Overtime] • Curioso de Plantão

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *