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Segunda feira chegou e com ela vem a semana de trabalhos. Com esse início de ciclo produtivo quero prestar esse serviço à nossa profissão e aos designers que acompanham esse blog. Ei, você lendo esse post e exerce funções como diretor de arte, gerente de projetos, presidente da empresa, ou que qualquer outro cargo de chefia sobre alguém, você é um chefe? Se a resposta for um sim significa que estamos todos nós com sérios problemas! Resumindo, você não é o chefe que queremos ter! Quer entender o motivo?

A cada dia estamos nos preparando para enfrentar o mercado de trabalho. Sabemos que exercer a profissão de designer exige do profissional uma grande capacitação técnica, conhecimento vasto de referências, embasamento histórico e teórico, e sem falar de aspectos comportamentais íntegros e éticos. Ok, até ai? Bem, falamos apenas de uma faceta da equipe de sucesso. O outro lado da moeda são os chefes!

Mas o que é ser um chefe?

Existem por aí inúmeros cursos de liderança, com definições e teses, aqui não vamos entrar no aspecto teórico para definir a palavra chefe, vamos assumir então apenas dois termos que sintetizam a liderança: chefe e líder.

Chefe é aquele que nos afasta; e Líder é aquele em que fazemos de tudo para estar perto.

Vou dar um minuto para você fazer uma análise interna das suas atitudes se enquadar numa das duas categorias. [tempo]

Creio que muitos vão perceber que, apesar do nome bonito do cargo que ostentam, ainda são chefes, mas a partir de agora vou me dirigir apenas aos que querem ser líderes e tornar a sua equipe vitoriosa. Você que ainda quer permanecer chefe pode fechar essa página, esse post não é pra você.

Características do líder

Líder é aquele que exerce uma influência positiva sobre os subordinados.

Não vou aqui pregar que líder é aquele bobo que aceita as mancadas do funcionário, que devem ser esquecidas ou desconsideradas apenas para formar uma “equipe” interesseira, brindando o fato dele ser um grande omisso (Obs. sim, o termo certo é funcionário. O nome colaborador e suas vertentes não passa de um eufemismo e dos mais perversos!).

Vamos usar um case simples: atraso. Existem chefes que simplesmente sancionam punições aos funcionários ao menor atraso cometido, e “líderes” (entre aspas) que simplesmente fingem que não viram, sendo injusto com os pontuais. O líder, na real essência da palavra, é o meio termo. Vou agora dar algumas simples dicas para que sua atitude chegue ao mais próximo do nível da liderança ideal.

O líder é equilibrado.

Não adianta simplesmente punir alguma falta do funcionário. Você como líder necessita ter o controle e apurar todos os fatos. Nesse mesmo case, o do atraso, vemos que uma decisão precisa ser tomada. Qual é a atitude correta? O líder não age por impulso, ele não deixa as emoções superarem a razão. Líder não xinga e não bate na mesa. Não grita e não agride verbalmente. Não mente para o cliente e nem o xinga pelas costas, principalmente na presença de um funcionário. Ele é exemplo. Ele é a referência de ética na empresa. Se o líder não é ético, por que um funcionário seria? Se um líder não respeita o cliente, faria igual o simples empregado?

Mesmo que sinta raiva ou se chateie sério, você PRECISA, contar até dez. Não descarregue sobre o pobre funcionário mesmo que pareça merecer, muito menos fale mal de algum cliente perante a equipe, mesmo que o cliente faça jus.

O líder sempre busca o diálogo.

Ao observar algo e julgar que uma ação é necessária, sempre busque a comunicação. Quando estiver calmo (e de preferência num momento em que tenha de fato tempo pra escutar) vá até o funcionário e pergunte com calma e ouvidos bem abertos o que aconteceu (prepare os ouvidos), peça a ele mansamente o motivo da falta cometida. Mostre que você precisa de uma justificativa mas também demonstre interesse em saber o que houve. O funcionário precisa que o líder entenda suas necessidades e vai se sentir muito bem ao ver que ele é notado.

Ainda no mesmo case, o líder poderá perceber que o atraso poder ter acontecido por diversos motivos. Nem sempre o sono ou falta de compromisso são as causas. Com o tempo, e se demonstrar equilíbrio, conquistará a confiança do funcionário e este não precisará mentir para se livrar de uma punição. Cabe a você mudar a imagem de chefe turrão.

Através das informações, coisas precisariam ser pensadas e ajustadas, exemplo: moradia muito distante do funcionário: Quem sabe um pequeno ajuste salarial para que ele se mude para mais perto da empresa, ou pegar um ônibus mais rápido (possuem tarifa maior mas ajudam no conforto e auxiliam na pontualidade).

Como designer o líder precisa trazer sempre soluções inteligentes. Não adianta só punir. Punições injustas só trazem insatisfação e quebra da lealdade. Quem sabe oferecer um simples lanche pela manhã não facilitaria o funcionário que sairia de casa sem tomar café pegando assim menos trânsito? As soluções são infinitas e podem ser adaptadas à realizade da empresa. É ai que frisamos mais um ponto.

O líder se preocupa com o funcionário.

Demonstre com sinceridade que está buscando soluções aos problemas expostos. Seja franco, fale se irá ou não agir. E se não puder agir no momento tente levar a solução para quem possa. E se não poder resolver tente ao menos minimizar as causas e as consequencias. Participe ao funcionário das ações tomadas, mostre que ele faz parte da sua lista de prioridades. Lembre-se, pode parecer pequeno pra você mas são transtornos gigantescos para ele, influenciando diretamente na produtividade. O líder então ajuda a criar uma atmosfera familiar, agradável e gostosa para o trabalho. Olhe a produtividade crescendo junto.

Um exemplo que eu mesmo presenciei foi de um amigo meu que estava passando por dificuldades financeiras e se dirigiu ao sub-chefe da empresa pedir um adiantamento salarial. Este friamente deu o ultimato: a burocracia não me permite fazer isso. A resposta provocou uma revolta interna violenta no funcionário que o fez perder total interesse nas suas funções diárias. Se o sub-chefe tivesse pelo menos se interessado em saber qual era o motivo do adiantamento constataria que eram míseros R$ 60,00 para completar o valor de uma conta de luz atrasada. Pasmem vocês!

Muitos invejam o Google e se questionam por que os melhores estão lá. Você também pode ter os melhores! Calma, você não precisa pagar o dobro que a empresa concorrente. Pense com cuidado sobre a próxima dica.

Qualidade de vida não se paga apenas com salário.

Como designers sabemos que nem sempre uma solução cara pode render um resultado excelente para o projeto. Assim como buscamos alternativas econômicas e com valor agregado, precisamos ter as mesmas preocupações com os nossos recursos humanos.

Um salário justo é obrigação, uma diferença acima do mercado sempre bem vinda, mas não pare por ai. Assistência médica completa e de qualidade, um auxílio-transporte que facilite trajetos rápidos e confortáveis. Já pensou em  instituir horários flexíveis? Existe etapas do projeto em que o designer trabalha praticamente sozinho. E se ele cumprisse sua meta diária em casa? Pense na economia com transporte. O funcionário poderia se concentrar melhor e estabelecer um horário ficando assim mais a vontade, perto da família e ainda com aquela agradável sensação de folga. Com seus chinelos e comendo uma comida caseira. Some isso à sensação de valorização e confiança.

Eu por exemplo rendo muito melhor nas madrugadas, tanto escrevendo quanto criando. Percebendo que um funcionário não está rendendo o suficiente numa determinada tarefa, já pensou em pagar uma especialização ao invés de querer demitir? Aja com humanidade. Você terá uma equipe muito mais agradecida e fiel. Reduzirá o troca-troca caro de funcionários dentro da sua casa.

O líder inspira confiança.

Não adianta começar a distribuir bondades se elas virem misturadas com péssimos costumes, como linguajar azedo e críticas ácidas, falta de ética ou mudanças frequente de decisões. Você precisa ser coerente. Constante. Alguém que muda incessantemente de atitude e de humor é visto como infantil e falso. Esse é um ponto crítico. Você pode colocar tudo a perder!

Sorria e seja agradável

Comprimente, aperte a mão, se aproxime das pessoas. Seja sociável. Distribua sorrisos. Pergunte se a família anda bem e aprenda a escutar quando algo anda mal. Em troca ganhará uma equipe coesa e feliz. Quem precisa de um chefe chato e mal humorado?

Finalizando

Certamente existem muito mais características que configuram um líder ideal, apenas listei as mais importantes e que exercem influências diretas sobre o funcionário, sua qualidade de vida e produtividade.

Se você chegou até aqui e viu que muita coisa talvez esteja fora do seu alcance ou ficou meio perdido, sinta-se a vontade para favoritar o post e ler com calma depois. Anote em algum lugar essas dicas e as siga com cuidado. Faça aos poucos, não convoque uma reunião dizendo que agora você vai mudar. Não precisa, eles vão sentir e notar a diferença. Não espere palavras, você verá o resultado.

Pra finalizar, queria responder a pergunta do início do post. Nós designers não desejamos um chefe. Queremos um líder que:

Supra as necessidades técnicas e de recursos de trabalho, promova um ambiente agradável e que seja extremamente justo em suas decisões. Ponto.

Sem mais, e espero ter colaborado.

Publicado por Marcelo Brito

@marcelodesign é design, músico e completamente louco. Amante da internet e seus meios. Curte escrever e gasta horas vasculhando blogs. Estudante de Design Gráfico do Instituto Infnet, criador da agência NinDesign Studio. E mantém um blog próprio www.marcelobrito.net.

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