Tipografia da Jabulani é Brasileira!

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Muita gente comenta da bola da copa, a famosa Jabulani. Porém o que passou despercebido por alguns é a tipografia dela, chamada Unity e criada pelo brasileiro Yomar Augusto.

A fonte (Unity) em questão foi criada por Yomar Augusto, que trabalha na agência 180 Amsterdam de Rotterdam, Holanda. Que possui a Adidas como cliente, patrocinador de algumas seleções que participam desta Copa do Mundo, como Alemanha, Argentina, França, China, Dinamarca, Espanha, Grécia, Japão e alguns equipamentos oficiais do evento como a bola Jabulani.

Yomar nasceu em Brasília e foi criado no Rio de Janeiro, onde se formou como designer gráfico, passou a estudar fotografia na School of Visual Arts de Nova York, fez mestrado em Type Design no The Royal Academy of Art, em Haia, na Holanda.

Sua tipográfia por sua vez foi usada em todo o equipamento (camisetas, bola, shorts) criado pela Adidas no Mundial 2010 da África do Sul.

No processo, Yomar conta que levou três meses para deixar a fonte pronta (ainda ano passado). E a base foi o número 8 onde usou dois trângulos (mesmos triângulos que estampam a Jabulani), a partir daí todas as curvas da letra se baseiam nas curvas do numero.

Yomar vive na Holanda a seis anos e ainda torce pro Brasil…

Quer conferir toda a entrevista? Veja ela na integra no blog FontFeed (em inglês),


Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.
  • caraca, muito legal, eu como brasileira e futura Design, apaixonada por fontes tenho muito orgulho em saber q uma coisa tão importante como a fonte da copa foi feita por um brasileiro. Isso só me faz ter certeza q estou na profissão certa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *