Se você acha que História da Arte e Design Gráfico – ou qualquer outro desdobramento do design – estão afastados (como teoria acadêmica e prática de mercado) está enganado. Foi através da teoria que foi criado um dos signos mais famosos – e valiosos de todo o mundo.
A imagem da estátua que está no início deste post é a famosa estátua grega Vitória da Samotrácia, uma estátua que representava a deusa grega da vitória. Esta estátua (que está na foto) provavelmente era utilizada na proa dos navios para espantar maus espíritos e trazer sorte aos navegadores.
Se você é de uma agência e seu cliente deseja lançar um produto ligado – ou totalmente voltado – ao esporte, nada melhor para simbolizar esse sentimento do que o sentimento da vitória. Afinal, por mais que os atletas digam que o que importa é participar, na verdade o que conta mesmo é vencer, não é mesmo? Então nada melhor para representar artigos para esporte do que algo que simbolize a vitória.
Numa dessas aulas de História da Arte, chamei a atenção dos alunos perguntando se algum deles estava usando tênis da marca Nike, prontamente (óbvio) vários levantaram a mão. Quando expliquei a história da marca, vários se espantaram, já que nunca relacionariam algo tão distante – arte grega – com algo tão presente na vida deles, uma marca de tênis.
A deusa grega da vitória, era representada como uma mulher de vestido esvoaçante e asas nas costas. Às vezes, era representada segurando uma coroa de louros (prêmio do atleta vencedor) símbolo da vitória na Grécia antiga.
Para resumir a história, o swoosh (símbolo da Nike) é uma estilização de uma das asas da deusa grega da vitória. Advinhem seu nome? Niké (pronuncia-se niqué). Do seu nome, bastou tirar o acento pronto. Estava criada uma marca que representava a vitória e ainda, tinha seu nome como o próprio nome da vitória.
Agora a melhor parte: sabe quanto a pessoa que criou a marca recebeu por tê-la criado? Não sei se vão caber tantos zeros na sua tela… prepare-se..
O valor foi US$ 35,00 ! ! ! E quem fez foi a estudante de design Carolyn Davidson.
Bem… pelo menos ela pode “tirar onda” dizendo que foi a criadora da marca. Pena que tirar onda não paga as contas…
Publicado por Antonio Ribeiro
Antônio Ribeiro é designer gráfico e ilustrador com formação pela UERJ – Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
Já participou de inúmeros projetos e trabalhos de grande projeção no Estado do Rio e até mesmo no território nacional, como campanhas para o HSBC e outras instituições. Foi editor de arte de uma revista mensal, por 3 anos, chegando a assumir sua gerência durante um período para ajuste do workflow da equipe. De janeiro de 2005 a janeiro de 2007 foi Gerente de Marketing da Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Teresópolis (RJ), onde tinha como função a criação de peças publicitárias do Governo Municipal para as mais diversas campanhas. Tinha a incumbência ainda de aprovar diversos materiais criados pelo restante da equipe das Secretarias de Comunicação e Cultura. Além disto, foi consultor para agendas de eventos culturais da Secretaria de Cultura.
Antônio Ribeiro também é o criador e organizador do ANIMASERRA – Festival Nacional de Cinema de Animação e Quadrinhos da Região Serrana do Rio de Janeiro. Já indo para a sexta edição em 2011, o ANIMASERRA em apenas cinco anos já alcançou renome nacional, sendo considerado o segundo evento gratuito mais importante do Brasil no gênero.
O ANIMASERRA recebe como palestrantes nomes desde Ziraldo e Miguel Paiva, passando por Marcelo Campos e Renato Guedes até mesmo Cesar Dacol Jr (supervisor de efeitos especiais do filme 300) e Levi Trindade, editor da DC Comics no Brasil.
www.animaserra.com.br .
Antônio também já palestrou em diversas universidades do Estado, sobre a importância do design gráfico e da animação no mercado atual.
Lançou ainda também em 2007 o livro “Brasil: Referência no Cinema de Animação e HQ”, pela Editora Zem, distribuídos em diversas livrarias do Brasil e tido como uma das publicações mais abrangentes e dinâmicas sobre o assunto até então.
Atua ainda como professor concursado de História da Arte pela Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro e da Prefeitura Municipal de Teresópolis - RJ.
Também dá palestras sobre o mercado do design gráfico no Brasil e no mundo, assim como suas influências no dia-a-dia das pessoas. Também fala sobre filmes, efeitos especiais e cinema de animação.
É videogamer aficcionado e tem um canal no YouTube chamad PlayTime Games News, além de também escrever para a revista eletrônica Arkade e para a europeia World Gaming Executives Magazine. Adora jogar seu XBox 360 e/ou seu PSP enquanto testa jogos ou somente como diversão mesmo.
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