3 minutos


Agora na 2º Parte sobre o Encontro Locaweb, irei falar sobre o que o Rogerio Haliki Cordeiro passou para os participantes da palestra e também enfatizar informações que podem ter ficado como dúvida dos demais participantes.

Abaixo você poderá ver várias imagens que foram projetadas no telão do evento e com um pequeno explicativo.

Esse é um “projeto” feito por um designer.
… ele deixou o ovo em pé e fez a sombra. Enfim o projeto ficou lindo como o cliente quer..

Esse é o Design final:

Aqui são as especificações detalhadas do design:

Composição…

Arquivo no formato do Photoshop (.psd)

Exportado e feito o html e o respectivo css…

E a produção que vai programar o site acaba…

Destruindo todo o trabalho do Designer em busca de tentar programar e deixa-lo compatível com outros browsers.


Mas no resultado final, o programador acaba “colando a casca toda” e deixando meio parecido com o que o designer fez…

Logo após toda esta comparação ele trouxe outro modelo da relação entre designer/programador com esta imagem abaixo:

E apresenta os programas do Expression Studio que segundo ele podem trabalhar a favor do Designer e do Developer ao mesmo tempo.

Entre eles 4 pacotes:

Microsoft Expression Blend
Microsoft Expression Design
Microsoft Expression Media
Microsoft Expression Web

Apresentou o Silverlight que é a base desses pacotes, onde busca tecnologia para navegadores e plug-ins da nova geração. foi desenvolvido para competir com o Adobe Flash o Silverlight oferece uma nova experiência para aplicativos ricos e interativos na internet.

E disse também que através deste, é possível visualizar animações, vídeos e aplicativos produzidos nesta plataforma, a qual tem como proposta arrebatar grande percentual de usuários da internet, tornando-se indispensável para visualização de vídeos e websites, assim como é o Adobe Flash atualmente. Porém com mais facilidade.

Mais informações podem ser adquiridas no site: http://www.microsoft.com/expression/ e para quem deseja baixar o software gratuitamente (versão express), em em: http://microsoft.com/express (página em inglês) porém o aplicativo vem com pequenas limitações na parte cooperativa (rede, recursos de administração), nada que interrompa o usuário de ter um uso profissional do programa.

Mais uma informação interessente para os que estiveram no evento é a apresentação do Rogerio que foi feita utilizando o Deep Zoom Composer (vulgo Sea Dragon) que é um pacote free (gratis) que utilizando tecnologia Silverlight.

Para quem não entendeu o que é, o Deep Zoom Composer é uma implementação da tecnologia do Sea Dragon para uso no Microsoft Silverlight. O mesmo permite os usuários ao redor a panela e fecha a câmara uma imagem de resolução grande, alta ou uma coleção grande de imagens. Reduz o tempo requerido para carregamento, carregando somente a região que é vista e/ou só à resolução é exibido a. São carregadas regiões como as janelas de usuário para (ou zooms neles); são usadas animações para esconder qualquer transição. Tornando assim as apreentações mais bonitas.

Antes de fechar esse post gostária de agradecer ao Rogerio Cordeiro pelas informações adicionais sobre a palestra e também agradecer sobre o pacote que nos foi cedido para que possamos testar todo o pacote da Microsoft Express e assim trazer mais informações e novidades sobre o Silverlight.

Ps; amanha tem mais uma parte sobre o Encontro LocaWeb 😉

Distribua