A convite do Design.com.br vim escrever exclusivamente para vocês sobre o nosso processo de mudança de identidade. Como muitos puderam acompanhar no final da semana passada, o Designers Brasileiros, portal onde sou diretor executivo, apresentou uma nova identidade.
O processo de criação da nova identidade começou em julho de 2016 junto ao planejamento de ações para divulgação dos 6 anos do Designers Brasileiros. Matheus Tobaldini, diretor de conteúdo, foi o responsável por liderar a equipe que apresentou ideias e execuções.
Os conceitos para construção da nova identidade foram: aplicabilidade, leveza e confiança. Decidimos desde o começo que iríamos abandonar a cor vermelha, que nos acompanhou desde o início do portal, em 2011. O objetivo que pretendemos alcançar em 2017 é de aumentar ainda mais a nossa audiência, que em 2016 foi de mais de 176 mil acessos mensais, crescimento de 1000% no Instagram e 400% no Facebook.
No Behance do Matheus vocês poderão conferir como ficou a nossa nova identidade e as suas aplicações.
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Fucking Rebranding, Juventus mudou radicalmente o escudo do clube
Fucking Rebranding, Juventus mudou radicalmente o escudo do clube
A Juventus revelou, na última segunda-feira (16), o novo logo do clube, durante cerimônia exclusiva realizada no Museu Nacional de Ciência e Tecnologia Leonardo da Vinci, em Milão. A mudança radical gerou piadas em toda a internet.
Paro Clube – “Arrojado”
O objetivo do clube, segundo nota é “crescer em termos de presença e influência e expandir os negócios do clube através de uma série de iniciativas radicalmente inovadoras, visando aos torcedores bianconeros ao redor do mundo e aqueles com menor interesse no futebol”. O presidente Andrea Agnelli definiu a nova identidade visual como uma abordagem “arrojada”.
– Passamos um ano tentando descobrir o que o novo mercado quer, mas também mostrar um senso de pertencimento e olhando para o futuro. Esse novo logo é o símbolo do modo de vida do Juventus – disse o presidente Andrea Agnelli.
Viradas ousadas e escolhas corajosas
Quem é responsável pelo novo escudo foi a Interbrand Milão, que desenvolveu a estratégia, identidade visual e a tal experiência, “Black and White and More”. A marca defendeu a mudança com a história do clube, cheio de sucessos, viradas ousadas e escolhas corajosas.
“O futebol está se tornando cada vez mais um negócio global. Para poder ter protagonismo neste segmento, é essencial antecipar as transformações esportivas, sociais e econômicas relacionadas. É desta forma que o Juventus almeja dar à sua marca um significado maior e mais profundo”, explica Manfredi Ricca, Diretor de Estratégia da Interbrand EMEA & LatAm.
“Este projeto foi construído para atualizar a filosofia do Juventus – a busca pela excelência sem concessões – com iniciativas, projetos e experiências radicalmente inovadoras, nas quais o futebol será sempre a origem, mas nunca o limite. Isso permitirá que o clube sustente seu próprio crescimento econômico e esportivo e amplie sua influência sobre os mercados internacionais”, completa.
O novo plano para o crescimento do Juventus em termos de presença, influência, comunidade e negócios, inclui Academia, formatos imersivos de varejo e uma gama de produtos e serviços únicos, físicos e digitais, entre outros.
O novo logo representa o Juventus em sua essência, de maneira imediata e inconfundível: o J de seu nome, as listras de sua camisa, e o escudo Scudetto. Ele lembra uma frase famosa de um dos ex-gerentes lendários da Juventus, Gianni Agnelli: “Eu fico animado toda vez que vejo uma palavra começando com J em uma notícia”.
“Como resultado de uma abordagem arrojada, a nova identidade visual ultrapassa o tradicionalismo do futebol e é uma expressão da coragem de inovar”, observou Paolo Insinga, diretor de criação do escritório da Interbrand em Milão.
Os fãs de futebol
Sob o lema Black and White and More (“Preto e Branco e Mais”, em tradução livre) foi que a nova era da Velha Senhora, cujo objetivo é crescer, influenciar e estar presente através de iniciativas inovadoras, segundo o próprio site oficial do time. “A nova identidade foi projetada para levar audaciosamente o espírito do clube para novos e inesperados reinos”, disse Manfredi Ricca, da equipe de estratégia da Interbrand, responsável pela criação do novo conceito da Juve.
Os Designers
Maurity Cazarotti Do ponto de vista de design (forma e função), pode-se dizer que ela cumpre um papel legal em relação à tendência de minimalismo e simplificação de marcas… mas… como nem tudo é desenho e estamos falando de futebol, também estamos falando de paixão e o torcedor ama o escudo do seu time… deixar o escudo “mínimo” também é mexer com a fortaleza do clube, com a sensação de autoridade e tradição da marca, no entanto: BOSTA