Categorias
Gráfico

Exposição de Rótulos de Cachaça

CAPRICHOSAMENTE ENGARRAFADA, este foi o tema dado a exposição dos 600 rótulos de cachaça e de pedras litográficas feitos no país entre as décadas de 1950 e 1960, que fazem parte das coleções do designer gráfico e pesquisador Egeu Laus.

Segundo a organização da exposição, muitas vezes o rótulo era idealizado pelo próprio dono do alambique e a gráfica apenas o imprimia, noutras a gráfica desenvolvia e apresentava o desenho final já impresso com tipos móveis ou na matriz que seria impressa. No entanto, o importante e interessante de se notar é que, ao contrário do que vemos em outros produtos, os rótulos de pinga são uma criação nacional que, imitando nosso próprio meio social, aceita influências distintas e as reúne de maneira harmônica numa fala única de sedução.

Aqui você pode ver alguns rótulos expostos:

http://entretenimento.uol.com.br/album/cartaz_de_bonde_album.jhtm?abrefoto=11#fotoNav=9

De 10 de fevereiro a 10 de abril – Terças a domingos, das 11h às 20h
Instituto Tomie Ohtake
Av. Faria Lima, 201 (Entrada pela Rua Coropés) – Pinheiros – São Paulo – SP
Visita gratuita

Fonte:

http://manequim.abril.com.br/blogs/mesa-de-luz/eventos/caprichosamente-engarrafada-rotulos-de-cachaca/

Por Beto Lima

Diretor de Arte e Designer Gráfico com 27 anos de mercado aqui no Brasil e na Europa. Foi professor convidado a ministrar aulas de Introdução ao Design (workshop) para gerentes de marketing, em 1988 na ESPM/Rio. É membro do THE ART DIRECTORS CLUB OF NEW YORK / USA desde outubro de 1994. Sócio-diretor do STUDIO BETO LIMA Design & Comunicação: http://fotologue.jp/BetoLima .
Graduado em Publicidade pela SUAM/RJ(1979), em Belas Artes pela UFRJ(1983) e Comunicação Visual pela UNIVERCIDADE/ RJ(1988). Cursou o mestrado em Design na ESDI/ UERJ em 2008.
Professor do curso de Gestão de Marcas/Branding na: FACHA (desde 2008): http://facha.edu.br/extensao/ e na EADFACHA (desde 2009): http://ead.facha.edu.br/
Em 2010, seu nome foi incluído no Top Marketing Professors on Twitter: www.smmmagazine.com/exclusives/top-marketing-professors-on-twitter/ onde seu número é o #46

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *