Notice: A função add_theme_support( 'title-tag' ) foi chamada incorretamente. O suporte para o tema title-tag deve ser registrado antes do gancho wp_loaded. Leia como Depurar o WordPress para mais informações. (Esta mensagem foi adicionada na versão 4.1.0.) in /home/design/public_html/wp-includes/functions.php on line 6031


Então galera, hoje vou falar para vocês um pouco sobre Holofonia, técnica sonora interesante, equivalente a holografia. É uma “brincadeira” está em imitar a maneira como o nosso cérebro interpreta os sons a distância, chamados também de “escuta binatural”. Conheça alguns exemplos, história e como é feito. Espero que gostem.

Principal Exemplo
[jwplayer file=”http://www.youtube.com/watch?v=ZWg2M4-pR_I”]

Um pouco da história
O som holofónico (em inglês Holophonics TM) foi desenvolvido e patenteado pelo argentindo Hugo Zuccarelli. Aplicando o conceito que hologramas ao som. Abaixo você pode ver um video com a qualidade ruim, porque estava em versão analógica e foi convertido.

[jwplayer file=”http://www.youtube.com/watch?v=4VXMNrNyUdU”]

Técnica
Geralmente o que capta dois microfones em cabeças de mannequin, que buscam simular as condições auditivas de uma cabeça humana, usando auditivos artificiais. Ai o som é gravado de uma forma aproximada a forma que escutamos.

Usos
Infelizmente o som holofónico não é usado muito e nem tem uma grande relevância comercial, já que para usufruir desse efeito é preciso usar fones de ouvido. O vídeo acima públicado pelo criador, Hugo Zuccarelli. Foi uma proposta gravada para um refrigerante. Sem sucesso.

Mais exemplos interessantes que podem ser vistos (alguns sem imagens, só som)

[jwplayer file=”http://www.youtube.com/watch?v=U3MvVPgLJWc”]

Virtual Barbershop
The Binatural Source

* Uma dica é não se mover muito enquanto rola o vídeo ou audio, para poder ter um efeito mais real.

Sugestão de post por @leonardoiakmiu, mande a sua também para @espaco.


Publicado por Jonas Rafael Rossatto

Jonas Rafael Rossatto é designer digital e cobre tecnologia desde 2005.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *